A Academia Sopro Novo é a iniciativa de formação continuada da Fundação Sopro Novo Yamaha, oferecida para os professores que ministram workshops e seminários no curso de Iniciação Musical Através da Flauta Doce em todo o Brasil.

São 6 níveis, que percorrem todas as atividades educacionais oferecidas, possibilitando ao participante uma visão completa dos processos da Fundação.

Nível 1: o participante estará apto a aplicar o seminário Aprendendo a Ler Música. No conteúdo programático desta fase estão incluídas ainda lições sobre a filosofia da Fundação Sopro Novo e sobre algumas das atividades mais importantes desenvolvidas, como o Sopro Novo Solidário, Sopro Novo Cidadão e os seminários.

Nível 2: é realizada uma avaliação de performance e da parte pedagógica. Além disso, são dadas lições sobre inclusão e sobre neurociência aplicada dentro da educação musical. Seus participantes poderão ministrar o seminário Flauta Doce Soprano.

Nível 3: capacita os alunos a aplicar o seminário Flauta Doce Contralto.

Nível 4: Prática de Conjunto;

Nível 5: permitirá aos formandos trabalhar o seminário Flauta Doce Tenor.

Nível 6: o conteúdo mais focado em gestão, preparando os participantes para a direção de grupos locais, regionais e até nacionais, além de poder ministrar o curso de extensão.